Controle da Mobilidade Gases em EOR

Controle da mobilidade de gases

A alta mobilidade do gás combinada com sua baixa densidade leva a fluir através das zonas de alta permeabilidade do meio poroso, criando canais preferenciais. As espumas foram usadas para controlar essa alta mobilidade em métodos de recuperação avançada de petróleo (EOR), Uma vez que a viscosidade aparente da espuma é maior que a viscosidade de seus componentes. Dessa forma, com a espuma, é possível acessar as áreas de baixa permeabilidade, aumentar a área de deslocamento de óleo e consequentemente aumentar a eficiência do processo.

Reologia de soluções de surfactantes

Vários desafios limitam a geração e estabilização de espumas que são bem sucedidas em métodos de recuperação avançada de petróleo (EOR). Para auxiliar na estabilização de uma espuma, uma fase aquosa viscosa pode ser usada para retardar a drenagem da solução e subsequente à coalescência e difusão de gás. Esta fase aquosa viscosa pode ser formada por micelas gigantes. Micelas gigantes são micelas formadas por um corpo cilíndrico alongados com pontas hemisféricas.

Surfactantes pH-responsivos

Os surfactantes switchable exibem reversibilidade em várias propriedades, incluindo solubilidade, tensão superficial e viscosidade, que respondem a estímulos externos, incluindo pH, nível de dióxido de carbono dissolvido, luz e temperatura. Alguns surfactantes de amina podem alterar do estado não iônico para o estado catiônico quando dissolvidos em uma fase aquosa sob condições de pH ácido e retornam ao estado não iônico sob condições básicas de pH. Essa classe de surfactantes pode alterar a morfologia de micelas esféricas para micelas semelhantes a vermes, dissolvendo gás dióxido de carbono para diminuir o pH, resultando em aumento da viscosidade da fase aquosa.

Microfluídica

Monitoramento da distribuição do tamanho de bolhas em espumas em função do tempo para avaliar os mecanismos de desestabilização das lamelas na estabilidade da espuma.

©2020 Laboratório de Físico-Química de Surfactantes. 

puc-rio-logo_edited.png
logo-QUI-PUCRio-fundo-branco.jpg